Logo Premium Elevadores
Orçamento pelo telefone Orçamento pelo e-mail Orçamento pelo WhatsApp

Qual a vida útil de um elevador e como prolongá-la?

O elevador valoriza o imóvel, seja ele residencial ou comercial. E mais: o equipamento torna a edificação acessível a pessoas com mobilidade reduzida, proporcionando autonomia na locomoção.

Curiosamente, o elevador possui vida útil limitada, assim como qualquer equipamento. Mas seguir cuidados especiais permite prolongá-la, além de garantir um funcionamento seguro. Hoje, você aprenderá aqui como isso é possível. Continue lendo e descubra!

 

Veja qual a vida útil média de um elevador

A vida útil de um elevador varia de acordo com diferentes fatores, como frequência de uso e de manutenção. Portanto, não existe um total fixo que se aplica a todos os elevadores prediais e residenciais.

Mas há uma vida útil média estipulada pelos fabricantes. Normalmente, o elevador pode durar de 20 a 30 anos. Modelos mais modernos e com manutenção adequada podem ultrapassar esse período.

E quais são os fatores que influenciam a durabilidade do elevador residencial ou comercial? Existem alguns que se destacam, como os que você confere a seguir:

 

Intensidade de uso do equipamento

Elevadores que operam com maior frequência ou que transportam muita carga tendem a ter uma vida útil menor. Os de áreas com baixo tráfego normalmente duram mais.

 

Ambiente de instalação

As condições ambientais também influenciam na vida útil do equipamento. A umidade, temperatura e presença de partículas abrasivas aceleram o desgaste de componentes.

 

Qualidade dos componentes

A qualidade dos componentes impacta a vida útil do elevador. A tendência é que materiais de alta qualidade e tecnologia avançada durem muito mais que versões confeccionadas com materiais de qualidade inferior e baixa resistência.

 

Manutenção preventiva

A falta de manutenção preventiva reduz drasticamente o tempo de vida do elevador. O processo evita falhas e paradas de funcionamento, além de garantir que funcione com máxima segurança. 

 

Leia Também

>>>> De quanto em quanto tempo deve ser feita a manutenção de elevadores?

 

Como prolongar a vida útil de um elevador?

Sabia que dá para prolongar a vida útil do elevador, utilizando-o por mais tempo? Adotar uma série de medidas ajuda a conquistar esse resultado. Abaixo, apresentamos as mais eficientes para você seguir ao fazer esse investimento:

 

1. Inspeções preventivas regulares

A inspeção preventiva identifica e corrige pequenos problemas antes que se tornem grandes falhas. E, acredite, reparos simples são mais baratos que consertos complexos, o que faz a inspeção preventiva compensar ainda mais.

Procure realizá-la regularmente, seguindo um cronograma de inspeção. O processo deve ser feito por profissionais qualificados e precisa considerar o equipamento em sua totalidade. De maneira geral, recomenda-se que a inspeção seja feita, no mínimo, uma vez por mês.

 

2. Manutenção corretiva imediata

O elevador apresentou um problema, mas ainda está funcionando? Não deixe o conserto para depois! A irregularidade deve ser corrigida assim que identificada, para evitar o agravamento do problema.

Isso vale para ruídos, vibrações, falhas de funcionamento, enfim, qualquer indício de comprometimento do sistema. A manutenção corretiva garante o funcionamento do elevador, minimiza o risco de comprometimento de outros componentes e reforça a segurança do equipamento.

Um detalhe importante: a manutenção de elevadores deve ser feita por técnicos especializados, utilizando peças originais e conforme normas de segurança.

 

3. Modernização de componentes

Os componentes de elevadores antigos podem se tornar obsoletos com o passar do tempo, porque a tecnologia da área está em constante evolução. Mas isso é simples de resolver, basta fazer a modernização das peças.

Ao trocar componentes antigos por modernos, prolonga-se a vida útil do equipamento. A substituição aumenta a eficiência e a segurança do elevador, compensando em curto e longo prazos.

 

4. Limpeza e conservação

Adotar uma rotina de limpeza e de conservação do elevador ajuda a aumentar sua durabilidade e manter sua eficiência. Os processos previnem o desgaste prematuro de componentes e deve ser feito periodicamente.

Recomenda-se que inspecione a cabine, o poço e a casa de máquinas com regularidade, para identificar a necessidade de limpeza e conservação. Para não se esquecer dessas tarefas, monte e utilize um cronograma.

 

5. Uso adequado do elevador

Usar o equipamento de forma inadequada aumenta o risco de danificá-lo significativamente. O elevador deve ser utilizado somente para sua finalidade, ou seja, o transporte de pessoas e cargas. 

E mais: não ultrapasse a capacidade de carga do equipamento e oriente os usuários sobre as melhores práticas. Não se deve forçar portas, botões e demais componentes, por exemplo.

 

6. Contrate serviços especializados para manutenção do elevador

A contratação de uma empresa de elevadores especializada faz a diferença na preservação e prolongamento da vida útil dos equipamentos. Não é para menos, já que se conta com expertise técnica para mantê-los.

E não é só isso! A empresa utiliza peças originais, atua em conformidade com normas técnicas e de segurança, e traz economia em longo prazo com a preservação dos elevadores, por meio de uma manutenção adequada.

 

Com a Premium Elevadores, você garante todas essas vantagens ao contratar nosso serviço de manutenção de elevadores em Curitiba. Entre em contato agora mesmo para saber mais!

 

Leia Também

>>>> A importância das plataformas de acessibilidade para promover a inclusão de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida zida

>>>> O que você deve saber ao escolher uma empresa de elevadores?