Logo Premium Elevadores
Orçamento pelo telefone Orçamento pelo e-mail Orçamento pelo WhatsApp

Elevadores para hospitais: o que é importante na escolha?

mulher sentada em cadeira de hospital, dentro do elevador no hospital

Os elevadores para hospitais conferem benefícios especiais à edificação, como a acessibilidade e a praticidade na locomoção de pessoas e equipamentos. Tudo isso com segurança, eficiência e conforto.

Mas, para garantir essas características é importante escolher o elevador de hospital correto. Está em dúvida sobre como fazer isso e tem medo de errar? Então, continue lendo para descobrir o que considerar para acertar na escolha e tenha o elevador perfeito.

 

Qual a importância do elevador para hospital?

Os elevadores hospitalares fazem a diferença em ambientes de assistência à saúde, descomplicando a locomoção entre andares. Mas não é só isso. Veja, a seguir, o que o equipamento viabiliza e entenda sua importância:

 

Transporte seguro de pacientes e cargas

O equipamento transporta pacientes e cargas (materiais e equipamentos) de forma segura e confortável. Isso é especialmente marcante no caso de transporte de pacientes em macas ou cadeiras de rodas.

Com o elevador, é possível realizar a locomoção de maneira rápida, o que é muito importante em emergências, nas quais cada segundo conta para ter sucesso no tratamento.

 

Acessibilidade

O elevador para hospital dá acessibilidade ao estabelecimento que é frequentado por pessoas com mobilidade reduzida. O equipamento confere autonomia aos pacientes, viabilizando que acessem diferentes áreas com praticidade e segurança.

Inclusive, o uso de soluções de transporte vertical permite que o hospital cumpra normas de acessibilidade que se aplicam aos estabelecimentos de assistência à saúde. Assim, é possível minimizar o risco de autuações.

 

Eficiência no fluxo de pessoas

Ambientes hospitalares possuem alto tráfego e é preciso ter um fluxo constante de profissionais da saúde, pacientes, visitantes, materiais e equipamentos. O elevador viabiliza isso com excelência.

A versão hospitalar do equipamento é projetada para suportar o uso frequente e tem capacidade de carga maior. Dessa forma, é possível garantir eficiência no fluxo de pessoas.

 

Elevadores para hospitais: o que considerar para escolher os ideais?

O elevador hospitalar perfeito tem características específicas e é importante considerá-las para escolher o equipamento ideal para seu estabelecimento. Veja, a seguir, os principais aspectos que devem passar por avaliação:

 

  1. Capacidade de carga e de transportar equipamentos médicos

Lembre-se de que o elevador transporta pessoas, materiais e equipamentos médicos. Portanto, ele precisa ter capacidade de carga adequada para isso, além de cabines amplas e portas largas.

A capacidade de carga desse tipo de elevador varia, por isso se recomenda que considere as necessidades e especificações do estabelecimento na hora da escolha, minimizando a possibilidade de erro.

 

  1. Cumprimento de normas de acessibilidade

O equipamento deve cumprir normas de acessibilidade, como a NBR 14712. Elas estabelecem padrões para o uso seguro e confortável do elevador por pessoas com mobilidade reduzida.

A utilização de painéis de controle com botões em Braille e em altura acessível é um dos requisitos das normas. Outra característica importante é a sinalização visual e sonora, entre outras.

 

  1. Resistência ao alto fluxo de pessoas e higiene

O tráfego do elevador em ambientes hospitalares é intenso, por isso a solução precisa ser projetada para suportar o uso contínuo. Isso pode incluir, por exemplo, a utilização de materiais de alta resistência, minimizando o risco de falhas.

Especificamente sobre a higiene, o equipamento deve ter materiais que facilitem a limpeza e reduzam o acúmulo de microrganismos. Assim, é possível minimizar a possibilidade de contaminações cruzadas e de disseminação de doenças.

 

  1. Requisitos técnicos e normativos

Todo elevador deve seguir requisitos técnicos e normativos para instalação, garantindo sua funcionalidade e segurança. A principal norma é a NBR 16858, que substitui o código NBR 16042. Também se considera normas específicas para elevadores hospitalares e de acessibilidade.

 

  1. Segurança e confiabilidade

Avaliar a segurança e a confiabilidade do equipamento também é fundamental para acertar na escolha. O ideal é que dê preferência a um modelo que tenha sistemas de segurança avançados.

Há equipamentos com freios de segurança que evitam a queda em caso de falha no sistema. Também existem alternativas com sistema de resgate automático e monitoramento em tempo real, para identificar possíveis falhas antes que se tornem problemas mais sérios.

 

  1. Design e integração com o ambiente

A solução é funcional, mas não é só isso. O elevador também pode ser considerado um complemento à decoração do ambiente, garantindo um visual mais harmônico e acolhedor a espaços hospitalares.

Por isso, é importante considerar também os aspectos de design e integração com o ambiente. Avalie a iluminação, dando preferência para luzes suaves e bem distribuídas. Escolha acabamentos de qualidade, duráveis e de fácil manutenção.

Elevadores para hospital da Premium Elevadores: segurança, eficiência e tecnologia

Procurando por uma empresa de elevadores para hospitais em Curitiba? A Premium Elevadores tem as melhores soluções para seu estabelecimento de assistência à saúde.

Os elevadores Premium combinam segurança, eficiência e tecnologia, atendendo todas as normas regulamentadoras inerentes à área hospitalar e de acessibilidade. Entre em contato para conhecer nossas soluções!