Logo Premium Elevadores
Orçamento pelo telefone Orçamento pelo e-mail Orçamento pelo WhatsApp

De quanto em quanto tempo deve ser feita a manutenção de elevadores?

A imagem mostra um representação de elevadores em manutenção.

A manutenção de elevadores traz vantagens especiais, garantindo que os equipamentos funcionem corretamente por muito tempo e sejam seguros para os usuários.

No entanto, não é todo mundo que sabe de quanto em quanto tempo fazer a manutenção de elevadores. Esse é o seu caso? Então, continue a leitura para descobrir quando realizá-la!

 

Por que investir na manutenção de elevadores?

O elevador de residências e prédios garante a funcionalidade e acessibilidade da edificação, e é amplamente utilizado no dia a dia. Qualquer falha pode causar transtornos significativos ou pior: colocar a segurança das pessoas em risco.

Daí a importância de investir na manutenção do equipamento! Com ela, é possível ter um elevador residencial ou predial que funciona regularmente e é seguro aos usuários. 

A manutenção aumenta a vida útil do equipamento e evita custos altos com reparos emergenciais e substituições imprevistas de peças. Assim, é possível economizar, sobretudo em médio e longo prazos.

 

Tipos de manutenção de elevador

Agora que você já sabe a importância de investir na manutenção de elevadores prediais e residenciais, chegou o momento de conhecer os principais tipos desse serviço. Confira:

 

1. Manutenção preventiva

A manutenção preventiva tem nome autoexplicativo: seu objetivo é prevenir problemas com o equipamento. Consiste na vistoria para identificar possíveis pontos de falha e corrigi-los antes da parada do elevador.

Também envolve a realização de rotinas essenciais de forma regular, para minimizar o risco de falha do equipamento. É um tipo de manutenção planejada, que ocorre regularmente e cumpre normas técnicas.

 

2. Manutenção corretiva

Esse tipo de manutenção é voltado a reparar falhas que já aconteceram no elevador. É necessário quando o equipamento está inoperante e funciona mais como solução para casos de emergência.

Outro grande diferencial em relação à manutenção preventiva é que o custo da corretiva é mais alto. Por isso, compensa mais investir na preventiva, pois possibilita economizar e evita paradas frequentes.

 

Manutenção de elevadores: de quanto em quanto tempo fazer?

A frequência ideal de manutenção de elevadores depende de vários fatores, como tipo de edificação, intensidade de uso e especificações técnicas do equipamento.

Algumas normas regulamentadoras indicam que a manutenção preventiva deve ser feita mensalmente, como a NBR 16083. Sua realização evita problemas ao edifício, deixando o equipamento sempre operante.

Já a manutenção corretiva não tem um intervalo específico, porque depende de o elevador apresentar falhas. Se fizer a preventiva regularmente, a chance de precisar de corretiva é menor.

 

Leia Também:

>>>> Descubra quais são os tipos de elevadores para prédios e como escolher o melhor para o seu condomínio

 

Riscos associados à falta de manutenção

O que acontece se você deixa de realizar a manutenção de elevadores? Aumenta-se o risco de falhas operacionais, provocando paradas inesperadas, o que impacta negativamente a rotina dos usuários.

A falta de manutenção eleva o risco de acidentes, inclusive graves, envolvendo o equipamento. A possibilidade de queda do elevador ou de problemas nas portas automáticas é alta, o que coloca a segurança dos passageiros em risco.

Ao negligenciar a manutenção, há uma redução da vida útil do equipamento. A falta de inspeção e rotinas preventivas aceleram o desgaste de componentes, comprometendo a durabilidade do sistema como um todo.

Por fim, mas não menos importante, está o aumento do consumo de energia elétrica. Os equipamentos sem manutenção são mal regulados, o que faz com que utilizem mais energia para funcionar, elevando os custos operacionais.

 

Serviços de manutenção de elevador: descubra os principais

Afinal de contas, quais serviços compõem a manutenção de elevador? Falando especificamente sobre a preventiva, o processo contempla rotinas como a limpeza de engrenagens, a troca de óleo e a lubrificação de peças.

O profissional especializado realiza rotinas como a avaliação técnica da programação da máquina e faz inspeções das condições dos equipamentos de comunicação. Pode, ainda, fazer a inspeção de ruídos e funcionamento de botões e portas, com os ajustes e correções necessários.

O conjunto de rotinas preventivas varia de acordo com o tipo de equipamento, se elevador tradicional, plataforma elevatória ou elevador hidráulico, entre outros. Também pode variar conforme características de uso.

 

Quanto custa a manutenção de elevadores?

O custo da manutenção sofre influência de uma série de fatores, como estado do equipamento, quantos andares atende, tamanho e capacidade do elevador, modelo, contrato com cobertura de peças ou sem.

Logo, não existe um valor único que se aplica a todos os casos. Para saber o preço exato da manutenção, consulte empresas de elevadores para receber orçamentos personalizados.

 

Manutenção de elevadores em Curitiba

Você está procurando serviços de manutenção de elevadores em Curitiba? A Premium Elevadores, empresa especializada em soluções verticais inteligentes, disponibiliza um serviço eficiente e de alta qualidade.

A Premium é referência em manutenção programada e eficiente para diversos tipos de elevadores, realizando um trabalho de excelência e ótimo custo-benefício ao cliente. E tem mais: seguindo as normas regulamentadoras que envolvem a manutenção dos equipamentos. 

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nosso serviço de manutenção de elevadores!

 

Leia Também:

>>>> Saiba quais tipos de imóveis podem ter elevador residencial

>>>> O que você deve saber ao escolher uma empresa de elevadores?