Logo Premium Elevadores
Orçamento pelo telefone Orçamento pelo e-mail Orçamento pelo WhatsApp

Baixo ruído e fácil instalação: quando optar por um elevador hidráulico?

A imagem mostra alguém usando o elevador

O elevador hidráulico atende com excelência edifícios de baixa e média altura, tornando-os acessíveis, além de valorizar o imóvel. Esse modelo conta com vantagens especiais que fazem valer a pena o investimento nele.

Mas, afinal, quando optar pelo elevador hidráulico? Aqui, respondemos essa dúvida de uma vez por todas. Continue a leitura para descobrir e conheça mais sobre o equipamento!

 

O que é o elevador hidráulico?

O elevador hidráulico é uma solução de transporte vertical que funciona por meio de um sistema de pistões e óleo pressurizado. O equipamento utiliza a força hidráulica para levantar e descer a cabine de forma suave e silenciosa. Para comparação, o elevador tradicional usa cabos e contrapesos.

Pense em um macaco hidráulico de oficina, que levanta um carro com fluido sob pressão. O princípio é parecido! Uma bomba envia óleo para dentro de um cilindro, empurrando um pistão que, por sua vez, movimenta o elevador. Quando o elevador desce, o óleo retorna lentamente ao reservatório.  

O mecanismo dos elevadores prediais hidráulicos é um diferencial, uma vez que não exige casa de máquinas (como no caso dos elevadores elétricos) e causa menos impacto na estrutura do edifício. 

 

Elevador hidráulico: quando utilizá-lo?

O elevador hidráulico é uma excelente opção para quem deseja ter um equipamento de baixo ruído, instalação simplificada e suavidade no transporte.

O equipamento tem essas vantagens por não depender de cabos e polias, como os elevadores tradicionais. Ele se adapta melhor a projetos com restrições estruturais ou que precisam de uma solução mais econômica e eficiente.

Mas quando utilizar os elevadores hidráulicos, especificamente? Eles são muito versáteis, tanto que podem ser instalados em:

  • Imóveis residenciais, sendo ideais para quem busca conforto e silêncio. São ideais em projetos de sobrados e coberturas onde o espaço é limitado;
  • Clínicas e hospitais, pois os equipamentos têm operação suave e sem solavancos. São perfeitos para transportar pacientes com segurança e reduzir incômodos em ambientes que exigem silêncio;  
  • Lojas e estabelecimentos comerciais, como shoppings pequenos, boutiques e prédios comerciais de baixo fluxo, garantindo acesso a andares superiores sem grandes obras;
  • Prédios de até 5 andares, devido às limitações de altura que o sistema hidráulico tem. Ele é mais indicado para edifícios de baixa e média altura.  

Seu projeto se encaixa nesses cenários? Então, o elevador hidráulico é uma escolha mais inteligente, combinando praticidade, economia e desempenho.

 

Diferenciais do elevador hidráulico: saiba por que vale a pena

O elevador hidráulico tem benefícios exclusivos, por isso é a escolha ideal para diversos projetos. Seus diferenciais garantem eficiência, economia e conforto, seja em residências, edifícios comerciais ou espaços com restrições estruturais. Confira os principais:  

 

Operação silenciosa 

Os elevadores tradicionais são barulhentos, o que não acontece com a versão de sistema hidráulico. O mecanismo possui vibração mínima e quase nenhum ruído, graças ao movimento do óleo pressurizado. Por isso, os elevadores hidráulicos são perfeitos para ambientes que exigem tranquilidade, como residências, hospitais e hotéis. 

  

Não exige casa de máquinas  

A versão hidráulica usa um mecanismo que pode ser instalado em áreas próximas ao poço. Assim, elimina a necessidade de obras extras e libera mais espaço para uso no edifício. Para comparação, o elevador elétrico exige casa de máquinas.  

 

Leia Também:

>>>> Descubra tudo sobre a norma de acessibilidade para elevadores

 

Versatilidade para projetos com espaço reduzido 

O elevador hidráulico tem sistema simples e compacto, por isso pode ser instalado em locais com limitações estruturais, como construções com pouco espaço disponível. A flexibilidade de projeto viabiliza a instalação em áreas onde outros modelos seriam inviáveis.

  

Custo competitivo na instalação 

A instalação do elevador residencial hidráulico é mais acessível do que a de elevadores convencionais, sobretudo em obras de pequeno porte. A redução de estruturas de apoio também diminui os custos de instalação.

 

O que mais você precisa saber sobre o equipamento?

1. Consumo de energia  

O elevador hidráulico não consome energia de forma excessiva, ao contrário do que muitos pensam. Ele demanda potência do motor no movimento de subida. Na descida, o próprio peso da cabine faz o óleo retornar ao reservatório, reduzindo o gasto energético.

 

2. Capacidade e desempenho  

A capacidade média de um elevador hidráulico varia entre 300 kg e 1.000 kg, pensando em residências e edifícios pequenos. A velocidade é mais baixa (cerca de 0,5 a 1 m/s), o que o torna ideal para locais que priorizam segurança e conforto.  

 

3. Limitação de altura  

O elevador hidráulico não é recomendado para prédios altos. O equipamento é mais eficiente em construções de até 5 andares, pois a pressão hidráulica necessária para elevações maiores torna o sistema menos vantajoso. Acima disso, elevadores elétricos são mais indicados.  

 

Elevador hidráulico em Curitiba: conforto e segurança com a Premium Elevadores

Em busca de empresas de elevadores em Curitiba? A Premium é a melhor escolha para seu projeto! Não é para menos, afinal, é especialista em soluções hidráulicas modernas e seguras, com personalização de acabamentos, manutenção simplificada e o melhor custo-benefício. Conheça os elevadores comerciais Premium e residenciais!

 

Leia Também:

>>>> Qual a vida útil de um elevador e como prolongá-la?

>>>> Saiba quais tipos de imóveis podem ter elevador residencial